Translate

1 de novembro de 2013

Existem diferentes formas de RECONTO: de um acontecimento que vivemos, de um acontecimento a que assistimos ou de um livro que lemos. Os alunos foram convidados a assistir a duas animações interativas e a recontarem o que viram. Aqui ficam dois exemplos de textos que construíram.











NO PARQUE

     Certo dia, num parque, estavam a brincar três crianças: uma delas brincava no escorrega, a outra andava de bicicleta e a última brincava na areia do parque.
     A menina, sem querer, ao passar com a bicicleta perto do menino que brincava na areia, sujou-o com um pedaço de lama na cara.
     Um senhor, que lá estava e que viu o que se passou, testemunhou os factos à mãe da menina que, após ouvir o que se passou, chamou à atenção desta. Provavelmente ter-lhe-á dito para ter mais cuidado da próxima vez.
     Nesta situação, a menina e o menino foram os protagonistas. Já o senhor, serviu de testemunha.

Carlota Rubina Andrade Macedo















NA RUA
  
     Num qualquer dia, duas crianças testemunharam um acidente que aconteceu numa rua de uma cidade. O acidente envolveu duas viaturas, uma azul e outra roxa. A viatura roxa foi embater na azul, que seguia o seu caminho normal.
     Mal se deu o acidente, ambos os ocupantes do carro saíram e começaram a discutir e a contar a sua versão dos factos. Como não se entendiam, a polícia chegou e dirigiu-se às duas crianças, que tinham presenciado tudo. Como não participaram do acidente mas o viram, eram testemunhas do mesmo, tornando-se importantes auxiliares para se conseguir descobrir a verdade dos factos. Neste caso, os protagonistas, como contam versões diferentes da história, necessitam que alguém, que não participou no acidente, conte a versão correta dos factos.

Fátima José Sousa Santos
João Marcelo Fernandes Diniz
Nuno Afonso Fernandes Faria
Sandra Diogo da Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário